O sistema não inicia, o que fazer para fazer iniciar?

Conteúdo:


Caso o sistema wtransp não inicie e apareça o erro informando: “Erro ao tentar conectar o banco de dados”, será necessário seguir alguns procedimentos para fazer com que o sistema volte a se conectar com o servidor.



1. Vá à pasta Wtransp (C:/textus/wtransp) e procure pelo arquivo ConfProg. Selecione o sistema WTRANSP e em “Servidor” informe o nome da máquina servidor ou IP da mesma (Caso a maquina que esteja usando seja o próprio servidor o nome nesse campo deve estar como “localhost”).



2. Clique em “Testar” e quando aparecer à mensagem de teste concluído clique em “Ok”. Será apresentado outra mensagem informando que as gravações foram concluídas com sucesso.



3. Caso esse procedimento não dê certo, clique no botão “Iniciar” do Windows e selecione “Painel de Controle” (caso seja o Windows 8/ 10 aperte os botões “janela do Windows”“S” e digite “Painel de Controle”) 4. Procure o item “Firebird Service Manager (32 bits)”, abra e caso a mensagem ao lado de “The Firebird guardian is” estiver como “not installed” e abaixo estiver “Stopped”, clique em “Start” para que o serviço seja iniciado e clique em “OK”.



5. Verifique também se o serviço do Firebird está ativo em “Ferramentas Administrativas” e “Serviços”, também no Painel de Controle. Ao Abrir a janela de serviços procure pelas opções “InterBase Guardian” e “Interbase Server”.



6. Caso o tipo de Inicialização esteja como “Desativado” clique duas vezes sobre a opção, clique em tipo de inicialização e selecione “Automático”, clique em aplicar e depois em “OK”.
Após isso tente abrir o sistema novamente.